Quinta de São Salvador - Junto à Nova Ponte Gaia Porto 

Solar T30 Para Venda

4.000.000

Oliveira do Douro   Vila Nova de Gaia   Porto

ID KWPT519630
  • 30 Quartos
  • 30 Assoalhadas
  • 20 Lugares (parqueamento)
  • ÁREAS:
  • ÚTIL: 1816m2
  • BRUTA: 1816m2
  • IMPLANTAÇÃO: 701m2
  • TERRENO: 35867m2
  • CONDIÇÃO: Usado
  • ANO DE CONSTRUÇÃO: 1937
Acesso apropriado a pessoas com mobilidade reduzida
A Quinta de S. Salvador está enquadrada num vale espraiado sobre o Rio Douro, poucos metros a poente da Ponte de S. João, onde se destacam os terrenos férteis limitados por várias ribeiras, num cenário de elevada beleza paisagística e interesse ecológico. A vasta área deste vale abrange várias quintas: Quinta de Santo António, Quinta da Bajanca, Quinta da Travessa de Azevedo Magalhães, Quinta de Quebrantões e Quinta de S. Salvador.
Esta quinta localiza-se a cerca de 7 kms da foz do Rio Douro, ocupando uma área total de 1,2 hectares. Não está encostada às águas do rio, antes se localizando a meia encosta da sua margem esquerda, beneficiando assim de fantásticas vistas sobre o leito do mesmo. Historicamente fez parte da Quinta de Quebrantões, a qual foi dividida entre Quinta de Cima e Quinta de Baixo, sendo esta última a atual Quinta de S. Salvador.
Na quinta podemos encontrar uma «mansão senhorial oitocentista, formada por um complexo de corpos adossados entre si e implantados num plano horizontal formando uma casa com capela de porte simples mas elegante» (Gaiurb EEM, 2007).
Com uma longa história, «remontam ao século XV as origens desta propriedade, associada à família dos Pintos desde o século XVI.» (Gaiurb EEM, 2007).
O acesso direto ao rio, a poucas dezenas de metros da quinta, é feito a partir do Cais de Quebrantões, o qual se encontra imediatamente a montante da Ponte Ferroviária de S. João, em frente ao Laboratório Edgar Cardoso. Este cais serve de local de atracagem das embarcações marítimo-turísticas, que sobem e descem o Rio Douro e funciona como hub/terminal de transportes, pois é também um local de embarque e desembarque de turistas por parte de dezenas de camionetas que semanalmente chegam e partem deste cais.
«(...) Acima do Cais, numa plataforma, destaca-se a Casa de Registo de Quebrantões, na qual permanece ainda o brasão, antigo entreposto mercantil, intimamente relacionado com o cais. Neste local, aquando das Invasões Francesas em 1808, serviu de passagem ao exército anglo-luso no desembarque e libertação da cidade do Porto, sitiada pelo exército Francês.» (in "O Património das Encostas do Douro, por unidade de paisagem", Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia)
O Laboratório Edgar Cardoso, criado aquando do início dos trabalhos de construção da Ponte de S. João, serviu como laboratório estrutural de experimentação de materiais e soluções construtivas para a ponte. Este edifício alberga várias salas e auditórios, bem como a sede da Federação Portuguesa de Canoagem, funcionando este edifício como um equipamento estratégico para a regeneração urbana desta zona do concelho de Vila Nova de Gaia.
Descrito o enquadramento espacial e das origens temporais da Quinta de S. Salvador, passemos agora às suas componentes e valências:
A sua área total de 12.045 m2 inclui o magnífico Solar de Quebrantões, ombreado pela respetiva capela - os quais representam um total de 1.586 m2 de área construída, sobre 616 m2 de implantação - um edifício sob a forma de pavilhão de dois pisos, construído especificamente para o acolhimento e realização de eventos - com um total de 2.771 m2 de área construída, sobre 1.730 m2 de implantação – uma área descoberta utilizável como parque de estacionamento com capacidade para 30 viaturas e uma área verde circundante, polvilhada de árvores de fruto, pinheiros, carvalhos, ramagens e arbustos, criando espaços e um ambiente de perfeito enquadramento com a natureza.
A Quinta de S. Salvador dispõe de infra-estruturas preparadas e testadas para a exploração de vários tipos de negócio (os quais acolheu até há pouco tempo atrás):   · Solar de Quebrantões, com dois pisos, dispõe de 7 amplos quartos-suite no piso superior. Aqui funcionou recentemente uma pequena unidade hoteleira, com características de "boutique hotel". Existe potencial para o aumento do número de quartos e maior otimização da vertente de alojamento. Dispõe de uma ampla e funcional cozinha que serve uma sala de restaurante, com uma capacidade total para 120 pessoas. Dispõe ainda de duas salas de apoio que dão uma capacidade adicional de 30 pessoas. Dispõe ainda de duas amplas salas de estar e convívio, distribuídas pelos dois pisos, bem como de dois bares estrategicamente colocados em vários espaços do Solar. As suas salas de apoio, bem como as de estar e convívio permitem ainda a realização de diversos eventos de carácter particular ou empresarial (ações de formação, apresentações, conferências, etc.)   
  · Pavilhão de eventos, com dois pisos, estrategicamente apontado na direção do rio - permitindo a sua contemplação, com vistas desafogadas e a uma quota baixa - tem uma capacidade de acolher a realização de eventos de grande dimensão (ou de vários de menor dimensão a decorrerem em simultâneo), pois dispõe de um salão principal com capacidade para 700 pessoas sentadas. No piso inferior, com uma área total semelhante, poderão decorrer outros eventos em simultâneo. Este Pavilhão dispõe de todas as infraestruturas técnicas e de espaço (cozinhas, casas de banho, vestiários, geradores elétricos de elevada capacidade, etc.) que permitem manter vários eventos em pleno e simultâneo funcionamento.   
  · Os espaços exteriores ao Solar e ao Pavilhão de eventos podem ainda ser aproveitados para a realização de atividades mais adequadas a serem realizadas ao ar livre e que convidem ao contacto com a Natureza.
Com uma importância crescente do Cais de Quebrantões nas rotas turísticas que arribam o Douro, e estando o mesmo situado a poucas dezenas de metros da Quinta de S. Salvador, existe aqui um enorme potencial turístico por explorar (e que alavanca enormemente os negócios hoteleiros, de restauração e de eventos diversos da Quinta).
Adicionalmente, o centro de serviços e comércio da cidade de Vila Nova de Gaia (Avenida da República, Câmara Municipal de Gaia, el Corte Ingles) fica à distância de 10 minutos de carro.   O Rio Douro - a montante a juzante - e a beleza da sua foz, os centros históricos das cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, os centros de serviços e comércio das duas cidades que se contemplam sobre um rio de beleza única, a proximidade e facilidade de acesso e utilização de vários serviços de transporte (barco, carro, autocarro, metro, combóio, avião)... tudo isto a muito curta distãncia da bela e bucólica Quinta de S. Salvador, tornam-na fortemente atrativa para utilização em qualquer uma das vertentes de lazer e negócio que a mesma oferece.   Distâncias para alguns dos principais pontos de interesse e funcionalidades da região: 
  - centro de serviços de Vila Nova de Gaia: 2.5 kms (8 min de carro) 
  - centro histórico de Vila Nova de Gaia: 2.7 kms (9 min) 
  - caves de vinho do Porto: 2.7 kms (9 min) 
  - centro histórico do Porto: 3.0 kms (10 min) 
  - foz do Rio Douro: 7.0 kms (20 min) 
  - cais fluvial: 0.2 km 
  - paragem de autocarro: 1 km (3 min) 
  - estação de metro (Jardim do Morro): 1.5 km (5 min) 
  - estação de combóios (General Torres): 2 km (7 min) 
  - aeroporto Francisco Sá Carneiro: 22 kms (19 min)   
Sem dúvida, um imóvel de enorme qualidade e potencial, de múltiplas valências e funcionalidades, inserido numa localização previligiada.
A KELLER WILLIAMS está ao seu inteiro dispôr para o(a) ajudar a comprar esta quinta na margem ribeirinha de Vila Nova de Gaia, a 3 kms da Baixa do Porto.   NOTAS: 
  1.      Para uma identificação mais fácil deste imóvel, por favor refira sempre o respetivo código de identificação. 
  2.      Quando agendar uma visita, faça-se sempre acompanhar do seu Cartão de Cidadão.
Obter direções
Abrir vista de estrada
Fotografias Detalhes do imóvel Mapa Vista de estrada Vídeo
Brochura
Entrar em contacto

KW Alfa

Rua Manuel Pinto de Azevedo, nº 7
4100-321 Porto

(Junto ao DeBorla)

AMI 14081

Copyright KW Portugal® 2018. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade Termos e condições Resolução Alternativa de Litígios